domingo, 8 de dezembro de 2013

Patchwork para envelhecer com mais saúde



 



Dia desses, uma colega do trabalho me chamou à nossa sala de reuniões com duas grandes sacolas. Ela queria me mostrar o trabalho de sua mãe, de 85 anos: duas lindas colchas de retalhos, uma ainda por acabar. O mix de tecidos florais deixava entrever, sutilmente, os padrões harmoniosamente escolhidos. Fiquei encantada!

E mais encantada ainda ao saber todo o processo de fabricação das colchas.

Segundo a minha amiga, sua mãe primeiro desenvolve os padrões no papel, desenhando e planejando por horas. Em seguida, vem o processo de selecionar os tecidos e combinar estampas e cores. Depois, longas noites cortando cada pedaço, com tesoura mesmo, entre os afazeres da casa e as novelas, que assiste enquanto corta os tecidos. Por último, o trabalho à máquina de costura, que a mantém ocupada, com a mente alerta, saudável. 


“Desmanchar costuras não é problema para a mamãe!”, disse a minha amiga. Parece que buscar o melhor resultado independe de técnica, já que, segundo a minha colega, sua mãe nunca fez um curso de patchwork, nem tem acesso a livros sobre o assunto. 


Que bonito exemplo, vocês não acham?? Eu fiquei muito feliz da minha amiga ter decidido me mostrar estes trabalhos e pedi autorização para compartilhar com vocês. Espero que os inspire como me inspirou. 


6 comentários:

Cecilia disse...

Olá, Simone:
A mãe da sua amiga é das nossas! A Helena e eu preferimos cortar os tecidos com tesoura. Um abraço da Cecilia. (Quilts são eternos)

Unknown disse...

Puxa vida...eu fiquei encantada!
Parabéns para a autora do maravilhoso trabalho!
Beijos mil!

Eri disse...

Linda as colchas dela. Lindas as colchas e a história. Bjs.

Kim disse...

Essas mantas são tão lindo! Eu amo as cores rosa suave e floral. Obrigado por mostrar essas fotos.

Valma disse...

wow !!
what a wonderful work !
the colours are so lovely and the quilt is so perfect
very great job
congrats for her the very gifted sewer =)
xxxxx
big hugs to you

Rita disse...

Bem que trabalho maravilhoso!! E de uma senhora de 85 anos e que passa por tantas fases até chegar a esta maravilha!! É mesmo de louvar! Lindo:))
(faz-me quase ter vergonha de quando não faço nada pq estou cansada:p)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...